Muitas construções e habitações são deficitárias no que se refere ao seu isolamento térmico. O isolamento térmico é uma técnica de construção que dificulta a dissipação de calor de um ambiente. Esta técnica, é cada vez mais importante nas habitações, pois acrescenta qualidade de vida ao seu interior e reduz os custos de manutenção.
Este sistema é ideal pois permite minimizar as trocas térmicas excessivas entre o interior e o exterior de um edifício ou habitação, evitando perdas de calor no inverno e o sobreaquecimento interior no verão.
Este tipo de material fornece uma elevada resistência térmica, oferecendo um excelente comportamento a longo prazo.
Tipos de isolantes térmicos:
- Aglomerado de cortiça;
- Espuma de Poliuretano;
- Lã de Rocha;
- Lã de Vidro;
- Poliestireno Expandido;
- Poliestireno Extrudido.
Uma análise cuidada ao exterior do prédio é o primeiro passo. Um bom isolamento de fora para dentro, a qualidade das paredes e dos materiais de protecção, assim como uma boa tinta bem aplicada, tornam o edifício mais protegido contra agressões vindas do exterior.
Isolamento Térmico nas paredes
Uma das técnicas mais utilizadas no isolamento é a construção de paredes duplas e isolamento no seu interior. Neste caso o isolamento pode ser feito pelo exterior ou pelo interior. Se estiver a fazer o isolamento térmico numa habitação mais antiga, saiba que uma das primeiras zonas a isolar é o sótão.
Isolamento Térmico nos pavimentos
No entanto, não é só o isolamento nas paredes que conta para manter uma temperatura ambiente agradável dentro de casa. É sabido que cerca de 15% do calor de um edifício ou habitação perde-se pelo pavimento. Por isso, também o pavimento deverá ser eficientemente isolado para ajudar a manter essa temperatura ambiente e o conforto interior.
Uma solução de isolamento térmico deve ser vista caso a caso, casa a casa. Com a experiência dos nossos profissionais ao nível do isolamento, é possível reduzir os consumos energéticos e garantir um maior conforto térmico tanto no inverno como no verão.