A sua casa está bem isolada?

Publicado em


O conforto das nossas habitações está diretamente relacionado com a nossa qualidade de vida. Como tal, manter as nossas casas com uma temperatura ambiente constante e agradável é altamente necessário.

 

Uma casa com um bom isolamento térmico, permite manter a temperatura interna da mesma de forma constante, independentemente da época do ano, assim como da temperatura do exterior. Além de ser um aspeto fundamental para o nosso bem-estar, manter uma casa confortável, com um clima ameno e temperado, acarreta custos energéticos mensais. Uma casa bem isolada, permite reduzir mensalmente esses custos.  

 

Isolamento da casa:

Uma casa bem isolada consegue manter a temperatura no seu interior constante, independentemente das condições climatéricas do exterior. Esta condição tem inúmeras vantagens para os seus utilizadores.

 

  • Maior conforto – a casa mantém-se agradável em todas as estações do ano, com o menor esforço dos seus habitantes para a manterem agradável e climatizada;
  • Redução de custos – Reduzir custos associados à manutenção do clima da habitação;
  • Benefícios ambientais – tendo em conta que há menos emissões dióxido de carbono, assim como um menor consumo de combustíveis fósseis.

 

Materiais isolantes:

Existem no mercado vários materiais à disposição para que a sua casa fique bem isolada, climatizada, longe de humidades e bolores. Os materiais disponíveis apresentam características e especificidades únicas, pelo que é importante conhecer as suas propriedades e aplicabilidades.

 

Placas rígidas

Estas placas podem ser de diversos materiais e utilizadas para diversos fins no interior da própria casa, mas muito eficazes no revestimento exterior. Tendo em conta a sua durabilidade, estas são bastante eficazes, fornecendo um isolamento eficaz em diversas áreas:

    • Isolamento acustico
    • Isolamento energético
    • Proteção contra humidades.

 

Barreiras pára-vapor

Este é considerado um dos melhores materiais isolantes, uma vez que as suas propriedades são muito eficazes na diminuição drástica da passagem de vapor de água, evitando assim  problemas como a condensação interna. É altamente eficaz ao combate de humidades e surgimento de bolores.

 

Fibra de vidro

Este material é muito utilizado para isolamento térmico, devido à sua composição. Este é composto por inúmeras fibras de vidro, que forma uma barreira altamente eficaz sendo perfeito para paredes interiores.

 

Celulos

Este material é utilizado como isolante térmico, à semelhança da lã de vidro. É excelente para isolar paredes e chãos, podendo ser utilizado em qualquer zona ou superfície da habitação. Este material é feito à base de jornais reciclados, aos quais são adicionados retardadores de fogo, aquando da sua produção. Este, além de ser um produto altamente eficiente e bastante económico a longo prazo, é também um material amigo do ambiente.

 

Espuma em spray

Este material é utilizado para criar uma barreira de ar na casapermitindo o preenchimento de pequenas rachas e brechas que podem provocar fugas de ar. É ideal para preencher as zonas em redor de janelas e portas, impedindo dessa forma as fugas e passagens de ar, característicos dessas zonas.

 

Um bom isolamento da habitação permite diminuir custos energéticos, mitigar ou mesmo impedir a passagem de calor de espaços quentes para espaços mais frios. Tem igualmente a vantagem de isolar o som, pelo que promove o conforto de quem desfruta da habitação.

 

 

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

Dicas para Remodelar a Cozinha
Remodelar a Cozinha
Saber Mais
Como o isolamento térmico o pode ajudar a combater o frio
Saber Mais
Tectos e divisórias falsas: O que ter em conta ao contratar um profissional
Saber Mais