Em Portugal, a importância do isolamento térmico das habitações é um tópico ao qual é dada pouca relevância, especialmente considerando o seu impacto direto na qualidade de vida e saúde da maioria dos nossos habitantes.
Devido a fatores sociais e económicos a contribuir para este fenómeno, cerca de 17,5% da população não apresenta meios para manter a habitação aquecida nos meses mais frios. Mas, existem igualmente questões culturais e históricas, nomeadamente a ideia enraizada de que Portugal tem um clima ameno.
A pandemia trouxe a priorização do conforto das casas e as ajudas públicas à promoção da eficiência energética. Por outro lado, atualmente existem diversas soluções de isolamento no mercado compatíveis com todo o tipo de casas.
Eficiência energética em Portugal
Os dados mais recentes do Eurostat apontam que numa lista de 27 estados-membros da União Europeia (UE), Portugal é o quarto país com maior percentagem de população que não consegue aquecer a casa (18%). Apenas superados pela Bulgária (27,5%), Lituânia (23,1%) e Chipre (20,9%), e bem acima da média da UE que se situa nos 8,2%.
Assim, para melhorar a eficiência energética das casas são várias as opções:
- Substituir janelas e portas;
- Instalar sistemas de aquecimento;
- Reforçar o isolamento térmico da casa.
Uma das soluções de isolamento térmico exterior com maior crescimento, em construções novas como em reabilitações, é o sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System).
O que é o sistema ETICS?
O sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System) é um sistema de isolamento térmico externo, constituído por:
- argamassa de colagem (das placas isolantes);
- placa isolante (lã mineral, cortiça, EPS, etc);
- barramento armado;
- acabamento (com aplicação de primário caso seja necessário).
Mas, antes de investir num sistema de isolamento térmico ou em outra solução de eficiência energética, é importante estar bem informado. Conheça as vantagens para a construção, valores de investimento estimados e aspetos a ter em conta em cada situação.
Vantagens do isolamento
O isolamento térmico para o exterior (ETICS) é uma solução aplicada de forma contínua, ao longo de toda a fachada, permitindo a minimização de pontes térmicas e consequentemente perdas de calor. Assim, contribui para maior eficiência energética (menores necessidades de aquecimento e menores custos) e um maior conforto interior. Mas também:
- Compatibilidade com vários tipos de suportes, ou seja, aplicado em espaços reabilitados ou em construção nova;
- Não compromete a habitabilidade de um edifício durante a intervenção;
- Não condiciona a área útil do edifício, pois é aplicada pelo exterior;
- Vários tipos de acabamentos e um menor impacto ambiental, consoante os constituintes do sistema.
Orçamento para uma moradia de 200 metros quadrados
O custo da aplicação do sistema ETICS (incluindo o custo dos materiais) depende do tipo e espessura do isolamento térmico e do custo de mão de obra (definido por cada empresa).
Assim, de forma genérica e considerando uma espessura de 60 mm de isolamento térmico de lã mineral, a solução de ETICS rondará 35-40 euros/m². Porém, lembre-se que este é um valor meramente indicativo e o valor dependerá de vários fatores.
Por outro lado, o tempo de aplicação da solução, por um aplicador especializado, em média, será cerca de 7 m² de solução/dia de trabalho, ou seja, numa obra de 200 m² e com 3 aplicadores, poderá demorar cerca de 2 a 3 semanas.
A equipa Pinturas JLB é especialista em isolamentos. Analisa as necessidades e apresenta a melhor solução para resolver o seu problema de isolamento.