Dicas em como tornar o seu chão de madeira como novo

Publicado em


Muitas pessoas têm vontade de tornar o seu chão de madeira como novo, visto que com o tempo o piso acaba por ficar riscado e desgastado.

É comum encontrar apartamentos e casas mais antigas com pisos de parquet, tacos ou assoalho de madeira em condições terríveis. Nesta situação a maioria das pessoas pensaria que o piso precisa de ser arrancado e trocado por um modelo mais moderno, como, por exemplo, um piso laminado. Contudo, não, é possível recuperar o chão de madeira como novo.

Limpeza do chão de madeira

A vantagem dos pisos de madeira maciça é serem mais duradouros, e mesmo que menos resistente aos riscos em comparação aos pisos mais modernos, são facilmente renovados enquanto os atuais acabam por ficar logo estragados.

Contudo, o chão de madeira exige uma limpeza delicada e quase diária, sendo necessário ter certos cuidados para não riscar / vincar a madeira e danificar o aspeto do chão.

Como limpar o chão de madeira:

1- Limpeza diária: utilizar uma vassoura macia, para retirar o pó superficial do chão. O aspirador pode ser outra alternativa, porém a escova deve ser macia.

2- Após remoção do pó: utilize um pano húmido para passar por toda a superfície a limpar. No caso de encontrar gorduras no chão de madeira, deverá adicionar um desinfetante ou detergente neutro diluído, apropriado para pavimentos de madeira.

3- Logo após a passagem do pano húmido: prefira passar um pano seco e macio, para absorver toda a humidade superficial do pavimento, dado que se trata de um pavimento de madeira e este poderá danificar-se com o excesso de água.

Como tirar manchas do chão de madeira:

1- Mancha provocada por café ou vinho: aplicar uma solução de água morna e álcool, em partes iguais, sobre a mancha com o auxílio de um pano macio.

2- Tinta de caneta: aplicar, caso a mancha seja recente, água com detergente neutro, mais concentrado, na zona manchada.

3- Manchas de gordura: este tipo sai facilmente com detergente desengordurante. Basta aplicar diretamente sobre o local, sem necessidade de diluir. Atenção para não deixar a madeira absorver o produto, correndo o risco de poder manchar o verniz do pavimento.

Cuidados extra a ter em conta na manutenção regular:

1- Não utilizar produtos à base de silicone: possibilidade de criar manchas no verniz e prejudicar o aspeto do pavimento.

2- Utilizar produtos / detergentes indicados para madeira e com PH neutro: aplicandos na dosagem correta e de acordo com o recomendado pelo fabricante.

3- Manter o seu chão de madeira regularmente limpo: uma vez que um dos aspetos que os deterioram é a falta de limpeza.

Caso pretenda dar um novo ar ao chão de madeira da sua casa entre em contacto connosco. Com uma variedade de soluções para as suas necessidades, na Pinturas JLB encontra profissionais experientes na área, visite o nosso site para mais informações.

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

A importância de fazer a pintura de prédio exterior antes do mau tempo
Saber Mais
O que a Impermeabilização de Pedras Decorativas pode fazer por si
Impermeabilização de Pedras Decorativas
Saber Mais
Regras básicas a seguir para a pintura de interiores
Saber Mais