Dicas para uma Boa Pintura Exterior

Publicado em


Precisa de dicas para uma boa pintura exterior? Escolheu o artigo certo para tal. As superfícies exteriores são as que mais estão sujeitas a um maior desgaste devido às condições ambientais, assim é muito importante que as fachadas de uma casa e mantenham em bom estado de conservação. Ao conservar a parte de fora está também a evitar problemas no interior da casa.

Mas não são apenas as paredes exteriores que necessitam de atenção, mas também os metais, madeiras e outros materiais do exterior.

Pintura

A primeira dica é aconselhar-se juntos de um profissional qualificado, a pintura deve ser avaliada para que dure o máximo de tempo possível. Uma má avaliação terá um resultado péssimo como o uso de uma tinta de baixa qualidade. Assim, a avaliação deve ser feita por um profissional para definir a solução mais indicada para o seu imóvel.

Para prevenir o aparecimento de fissuras nas fachadas novas, ou a reparar fachadas já fissuradas (com fissuras pontuais ou generalizadas), é importante escolher o sistema de impermeabilização mais adequado. O sistema deve ter e manter as características de elasticidade e impermeabilidade ao longo dos anos e ser resistente às mais adversas condições ambientais.

A fachada de uma casa deve estar sempre em bom estado de conservação para assim poder proteger de uma forma eficaz a habitação. Um revestimento danificado deixa de desempenhar a função de barreira aos agentes ambientais, podendo comprometer a qualidade do interior da habitação.

Dicas para uma boa pintura exterior

  • É muito importante que as fachadas de uma habitação se mantenham em bom estado de conservação.
  • As fachadas devem ser reabilitadas sempre que comecem a apresentar algum tipo de degradação.
  • Uma mais rápida ou mais lenta degradação depende de vários fatores, como a zona onde se encontra a casa e dos materiais que foram utilizados.
  • Zonas muito agrestes provocam uma deterioração muito mais rápida dos materiais. É importante que os materiais sejam de grande qualidade.
  • A qualidade da tinta aplicada tem uma relação direta com o tempo que demora as superfícies a atingirem o estado de degradação.
  • A pintura de uma fachada deve ser realizada com bom tempo, se existir perspetivas de chuva não dê início à obra. Aconselhamos assim que este trabalho apenas seja realizado, dependendo um pouco da zona do país (sul/norte), em regra geral entre os meses de Maio e Setembro.
  • Não se aconselha a aplicar a tinta sobre suportes muito quentes por exposição ao sol, uma vez que devido à tinta secar muito rapidamente corre-se o risco de se formarem fissuras.
  • Também não se aconselha a aplicar a tinta quando a temperatura ambiente seja inferior a 5ºC, e quando a humidade relativa seja superior a 80%.
  • Utilize sempre tintas de grande qualidade, especialmente em exteriores. Esta é uma regra de ouro.
  • Tintas baratas, expostas a condições exteriores, sol, chuva, etc., estragar-se-ão muito rapidamente e colocar as paredes da habitação desprotegidas.

 

Na Pinturas JLB encontra profissionais experientes na área, visite o nosso site para mais informações.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Vantagens do uso de tetos e divisórias falsas
Saber Mais
5 Razões para aderir à pintura de pavimento
5 Razões para aderir à pintura de pavimento
Saber Mais
Tipos de Pavimentos e Revestimentos
Saber Mais