Escolha a melhor cor para o ambiente

Para dar um novo ar para um ambiente, escolher a cor adequada é importante. As cores conseguem despertar sensações devido à ação das ondas eletromagnéticas no nosso cérebro.

As cores mais quentes, por exemplo, o amarelo, laranja, vermelho e outras, despertam um maior estímulo e circulação. Já as cores frias, como o azul, verde, violeta e outras, despertam sensações de calma.

Assim, de forma geral, as cores quentes são mais indicadas para locais de reunião com os amigos e refeições. Já as cores frias, são mais indicadas para o quarto e casa de banho.

Ao mesmo tempo, pode existir uma mistura de cores no ambiente, por exemplo, num espaço de home office. Uma vez que, algumas pessoas trabalham a partir do quarto, esta técnica pode ser muito útil, escolhendo a parede para a qual está de frente quando trabalha, para ser pintada com uma cor mais quente e o restante das paredes do quarto com cores frias.

Cor para o espaço externo

Antes de escolher a tinta para a fachada da construção, considere a vizinhança, isto é, se pretende que a sua casa se sobressaia e chame mais atenção do que as outras, ou prefere manter a discrição e se camuflar entre os vizinhos.

As cores mais recomendadas por profissionais são as mais clássicas, que evita o trabalho de repintar fachadas para seguir tendências. Assim, tons mais neutros e claros acabam por ser os preferidos, como as escalas de cinza, bege, azul e verde.

Cor para ambiente de convívio

Para a sala de estar, por exemplo, criar um clima de aproximação e deixar as visitas confortáveis é o mais desejável. Já para uma sala de jantar, o ambiente pode ser sofisticado quanto descontraído. Assim, os tons neutros harmonizam em todas as situações, porém, optar por cores mais fortes pode dar mais de personalidade aos cómodos.

Tons terrosos são ideais para transmitir sensações de acolhimento e conexão pessoal, como também estimulam conversas. Para completar a decoração com elementos ou uma única parede em alguma cor mais vibrante, como o vermelho – que causa agitação, o amarelo – que proporciona sentimentos de felicidade, ou o laranja – que dinamiza o ambiente.

Para salas pequenas, é importante escolher cores mais claras para dar a impressão de amplitude, e não sobrecarreguem o espaço. Assim, tons mais escuros diminuem o espaço e tornam a permanência mais cansativa.

Cor para o escritório

Se um dos cómodos da sua casa for reservado a ser um escritório, é comum que o objetivo principal seja encontrar concentração e atingir a produtividade no ambiente. Assim, para não provocar agitação, opte por cores sóbrias.

Cores frias são muito bem-vindas nos escritórios. Os tons de verde são frescos e relaxantes, ajudando a manter o foco, e os tons de roxo e lavanda, ideais para inspiração e imaginação. Ao contrário, os azuis não são boas opções, por estimularem o sono.

Cor para quartos

Por se tratar de um cómodo mais íntimo, o gosto pessoal acaba falando mais alto. Contudo, deixe os objetos ou detalhes da pintura, com cores mais vibrantes, afastados da vista, uma vez que é um ambiente onde o relaxamento e o sono devem ser favorecidos.

Assim, para refrescar o ambiente e estimular o sono, opte por tons de azul. Outras cores mais leves são indicadas para quartos, como o branco ou pêssego, que transmitem paz e delicadeza.

Cor para casas de banho

A impressão fundamental que uma casa de banho deve transmitir é um ambiente limpo. Assim, e embora o branco seja a preferência para esse objetivo, pondere utilizar cores claras – como o verde, associado à natureza.

Cor para cozinhas

A cozinha é uma parte da casa marcada por confraternizações, maioritariamente, seja pelos almoços em família ou pelos lanches da tarde com pessoas mais próximas. Assim, para acentuar este ambiente, utilize cores alegres e vivas, por exemplo, pontos com variações de cor mais vibrantes, como vermelho e amarelo, que estimulam a sensação de fome.

Partilhar

Artigos Relacionados