Limpeza de Telhados

Publicado em


O telhado é uma parte fundamental de qualquer imóvel. Não permita prolongar a limpeza e cuidado dos telhados até ao aparecimento de problemas! Este é um dos cuidados preventivos mais eficazes para a casa.

Qual a importância da limpeza de telhado?

  1. Valorização do imóvel

A limpeza de telhado consegue dar uma nova cara a qualquer imóvel. Pois, com o passar do tempo, as telhas acabam por adquirir um aspeto sujo e datada, e passar uma aparência de desleixo.

Se no processo de venda do imóvel, o telhado se encontrar em mau estado pode passar uma impressão de que o restante da casa está na mesma situação, prejudicando assim a negociação.

2. Prevenção de infiltrações e humidade

A limpeza do telhado é o melhor meio de prevenir e resolver pequenos problemas de infiltração e humidade, evitando um futuro incómodo. Pois ao realizar a limpeza é possível identificar rachaduras e fissuras nas telhas, além de telhas mal colocadas. Assim, permite espionar a situação das calhas, impedindo a causa de vazamentos e infiltrações.

3. Vida útil das telhas

As telhas, de modo geral, são fabricadas com o intuito de durarem muitos anos. Contudo, saiba que é possível aumentar a sua vida útil, com os cuidados necessários, proporcionando um maior conforto, um vez que a probabilidade de sentir a necessidade de trocar todo o telhado é mínima.

4. Economia futura

Considere a limpeza do telhado da sua casa como um investimento e não um gasto desnecessário. Pois permite que economize uma grande quantidade de dinheiro em reparos e reformas futuras.

 

Métodos de limpeza de telhados

  1. Jato de Alta Pressão

Uma das técnicas mais conhecidas, a limpeza com jato de alta pressão, tem o objetivo de remover toda a sujidade das telhas, com um jato direcionado ao local prejudicado. Contudo, esta técnica apenas é recomendada para telhados com telhas mais resistentes, como as de cimento ou cerâmica.

Assim, tenham em atenção a pressão exercida sobre a telha, que poderá afetar a sua resistência e durabilidade, deixando-a mais suscetível a partir ou rachar.

  1. Água e lixívia 

Com uma mistura de lixívia e água é possível retirar os micro-organismos presentes nas telhas, tornando esta a técnica de limpeza mais prática e acessível.

É essencial que proteja a área em redor, para assim evitar manchas e danos em pavimentos, plantas e outros objetos que possam ser atingidos pela lixívia.

  1. A seco

Esta técnica, eficiente, prática e sustentável, garante a remoção de toda a sujidade e eliminação de fungos, lodo e bolor. Pois com apenas produtos químicos para limpeza de telhados, aplicados com ajuda de um pulverizador.

Assim, ao investir um custo mais alto, para este processo, o seu telhado pode permanecer limpo e aparentemente bem cuidado por até dois anos.

 

Segurança e cuidados com a limpeza de telhado

  • Utiliza equipamentos de segurança
  • Proteja a área em volta do telhado
  • Evite dias de sol
  • Cuidado com alturas de chuva

 

De quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza de telhado?

A limpeza do telhado deve ser feita uma vez por ano, aproximadamente, exceto quando for realizada a limpeza a seco, uma vez que esta tem uma duração de dois anos.

Em suma, é muito prático perceber quando é precisa a limpeza do telhado, por exemplo, a formação de limo e mofo nas telhas e possíveis vazamentos e infiltrações na laje e nas paredes.

A equipa Pinturas JLB com profissionais experientes e qualificados na área, dispõe de um serviço profissional na área da remodelação de telhados, desde a sua impermeabilização até à limpeza e lavagem de telhados. Assim, visite o nosso site ou entre em contacto para mais informações e esclarecimento de dúvidas.

 

 

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

Vantagens do uso de tetos e divisórias falsas
Saber Mais
As vantagens da Remodelação do Telhado
Remodelação do Telhado
Saber Mais
Regras básicas a seguir para a pintura de interiores
Saber Mais