Quais os melhores tipos de tintas para o Interior

Publicado em

Tipos de Tintas para o Interior

Cada tinta tem a sua finalidade. Existem vários tipos de tintas para o interior e para o exterior. As tintas para interior caracterizam-se por serem mais resistentes a lavagens frequentes, salpicam menos e têm uma maior capacidade de cobertura. Para que cada tipo de tinta mantenha as suas próprias características, evite utilizar tintas para exterior no interior e vice-versa.

Tipos de tintas para o Interior e a sua finalidade

Descubra os tipos de tintas para o interior que existem.

  • Tinta de Látex – A tinta mais indicada para áreas internas. É a mais comum e a sua principal característica consiste na limpeza fácil, usando apenas um pano húmido. É à base de água e muito fácil de secar. A única desvantagem deste tipo de tinta é ser pouco resistente ao sol e a lavagens.
  • Tinta Acrílica – É uma boa opção para pintar paredes. É um tipo de tinta de látex mas tem na sua composição resinas acrílicas. As suas vantagens é o facto de ser impermeável, ou seja, pode ser aplicada na cozinha e casa de banho. Tem um acabamento brilhante.
  • Tinta Inodora – Para quem detesta o cheiro a tinta, esta pode ser a solução. Existe com acabamento brilhante e fosco.
  • Tintas Texturizadas – Se procura um tipo de tinta que dê um toque rústico ao seu espaço, esta é a ideal. Existe uma grande variedade desta tinta e para todos os gostos. O efeito mais comum é o arranhado. Conheça as variedades deste tipo de tinta:
    • Cal: Baixo custo e fácil de aplicar. A desvantagem é não ser lavável.
    • Óleo: Tinta mais oleosa, no entanto com um bom acabamento. Protege madeiras e ferros pois é impermeável.

Qual a melhor tinta para pintar portas e janelas?

As tintas à base de óleo e esmalte são as mais indicadas para pintar as suas portas e janelas. Ideal para ferro e madeira, o esmalte é o mais indicado para pintar janelas de ferro, corrimãos, estruturas metálicas e portas de madeira. Este tipo de tinta é bastante resistente.

Por sua vez o verniz também pode ser considerado na pintura de superfícies de madeira. Este, forma uma película protetora que protege as superfícies da absorção de água. Existem também vernizes pigmentados de cor.

Aconselhe-se sobre quais os melhores tipos de tintas para o interior com um especialista.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

A importância da Pintura de Exteriores numa habitação
Saber Mais
Tetos Falsos: Vantagens e Desvantagens
Saber Mais
Vantagens em contratar um pintor de construção civil
Pintor de Construção Civil
Saber Mais