Está a pensar mudar o chão da casa e gostaria de um pavimento que dure e seja bonito e, ao mesmo tempo, que exija poucos cuidados. Assim, neste artigo, conheça as diferentes opções de mercado, as vantagens e desvantagens, para escolher conforme as suas necessidades.
Pavimento cerâmico
Este pavimento é o melhor para zonas húmidas ou mais sujas, casas de banho e cozinhas. Como também, altamente recomendado para pátios ou jardins, dada a facilidade para limpar e o tratamento antiderrapante, que muitas apresentam.
Pavimento laminado
O laminado não querer trabalho excessivo e é muito resistente, podendo imitar qualquer acabamento. Esta é uma ótima opção para salas de jantar, salas de estar, quartos e cozinhas que ficam de frente para a sala, mas é também comercializada para casas de banho e cozinhas. Além disso, é antibacteriano, uma vantagem caso haja animais de estimação em casa. Muitos escolhem o laminado que imita madeira para toda a casa.
Pavimento de madeira
O pavimento de madeira é um dos pavimentos mais agradáveis, mas lembre-se que não são baratos e são um dos pisos mais delicados, que precisará de muita manutenção para manter um estado imaculado.
Pavimento de vinil
Uma excelente opção para casas de banho e cozinhas, com inúmeros designs. O vinil é um pavimento de fácil instalação, uma vez que é simplesmente colado ou instalado num sistema de encaixe no soalho original.
Pavimento de mármore
O mármore é duradouro, intemporal e também clássico. Mas, por ser uma pedra porosa, pode arranhar e absorver manchas, assim não é recomendado em ambientes movimentados. Evite detergentes abrasivos ao limpá-lo.
Pavimento em cortiça
A cortiça é um ótimo material isolante térmico e acústico, sendo uma boa opção para o escritório. Porém, ao mesmo tempo, é confortável e amortece, pelo que pode ser útil no quarto das crianças.
Algumas dicas extras: Caso pretenda dar a sensação de um espaço maior em casa, opte por pavimentos de grande formato, laminados ou ripas de cerâmica. Já, se o que procura é proporcionar uma maior sensação de profundidade, opte por colocar as peças de piso na vertical.