Utilização da cortiça em pavimentos

Publicado em


A cortiça é um material de origem vegetal com propriedades isolantes excepcionais. Está cada vez em voga pela sua excelente aplicabilidade em inúmeros setores e indústrias. Atualmente, este é bastante utilizado para o revestimento de pisos. Os pavimentos em cortiça estão cada vez mais na moda devido às suas características únicas e pelo seu baixo custo.

Este tipo de pavimento é um produto não só natural e sustentável, como garante um excelente isolamento térmico, por um preço relativamente baixo tendo em conta a sua relação preço-benefício.

 

Pavimentos em cortiça:

Existe no mercado atual uma grande variedade de materiais, cores e texturas, que podem ser usados para fazer o revestimento do chão de qualquer habitação. No entanto, há materiais que se destacam dos demais. Este é o caso dos pavimentos em cortiça.

Este tipo de pavimento apresenta características únicas e com propriedades fantásticas, destacando-se dos demais. As membranas e camadas especiais na primeira camada superficial da cortiça confere-lhe uma maior proteção do pavimento contra riscos, marcas e manchas.

Além de todas as suas propriedades e características excepcionais este tipo de pavimento apresenta ainda uma variadíssima gama de cores e acabamentos que os tornam bastante resistentes e que impedem de ficar com um aspecto gasto e descolorado.

 

Principais vantagens:

A principal vantagem da utilização deste tipo de pavimento está diretamente relacionada com a sua propriedade isolante. No entanto esta não é sua única vantagem.

  • Material extremamente isolante
    • Isolamento térmico – esta característica é a principal responsável pela redução de custos associados à manutenção e climatização da habitação;
    • Isolamento sonoro – ideal para quem vive em apartamentos, pois isola o som, não deixando que este passe.
  • Fácil instalação – uma vez que este tipo de piso não requer adesivos para o fixar, torna-se muito mais simples e prático de aplicar do que qualquer outro tipo de piso flutuante.
  • Sustentável – este pavimento é reciclável, tornando-se num opção bastante amiga do ambiente.
  • Longa durabilidade – devido às suas propriedades, este piso tem um longa durabilidade, tornando-o um piso bastante económico;
  • Ideal para habitações com crianças – este material é altamente resistente no que diz respeito à proliferação de fungos e bactérias, além de não fazer retenção de lixos nem poeiras.

Possíveis desvantagens:

Como qualquer material, tem os seus pontos menos positivos. Estes pavimentos, apesar de serem bastante resistentes e de grande durabilidade, é necessário ter sempre em consideração determinados aspectos:

  • Baixa densidade da cortiça – as suas propriedades e baixa densidade tornam estes pavimentos mais sensíveis a determinados danos. Objetos pesados e o uso intenso do piso danificam a longo prazo o mesmo. Apesar de existir no mercado vários tipos de pavimentos, com espessuras e graus de resistência diversificada, as características da cortiça são sempre as mesmas.
  • Zonas húmidas – este tipo de material não é adequado para zonas de grande humidade, como é o caso das cozinhas e casas de banho.

Manutenção do pavimento

Este pavimentos requerem uma manutenção específica para que possam ter o máximo de longevidade possível.

  • Este tipo de piso não deve estar diretamente exposto à luz solar direta, ou sofrer variações bruscas de temperatura;
  • Qualquer tipo de líquido que seja derramado deve ser limpo o mais rápido possível com a ajuda de um pano macio;
  • O chão deve ser limpo e aspirado regularmente de forma a evitar que ,partículas de lixo que ficam no chão, o risquem ou danifiquem;
  • De acordo com os fabricantes, praticando a correta manutenção do soalho, este poderá durar várias décadas;
  • Deve realizar-se uma restauração do pavimento a cada 5 ou 7 anos, no caso de piscos com pouco tráfego. Poderá haver casos em que requeira um restauro anual, para tráfegos muito intensos.

Pavimentos sustentáveis:

Os pavimentos produzidos de cortiça são altamente sustentáveis, uma vez que não é necessário qualquer tipo de abate de árvores. A cortiça é produzida de forma sustentável, além de ter um baixo impacto ambiental.

Os pisos em cortiça conferem, ao seu lar, um ambiente único, rústico e acolhedor, com características que mais nenhum outro piso tem. É a escolha certa para quem se preocupa com o ambiente mas que procura dar um ambiente arrojado e sofisticada, à sua casa.

 

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

A importância da Pintura de Exteriores numa habitação
Saber Mais
Quais as desvantagens em usar um isolamento em cortiça?
A importância de combater as infiltrações
Saber Mais
Tetos Falsos – Tipos de Isolamento
Tetos Falsos
Saber Mais