O pladur é um painel de gesso cartonado, com diferentes tipos e características, o que lhe permite forrar tetos e paredes, fazer divisões e até construir mobiliário à medida. Este método é popular entre aqueles que procuram fazer uma remodelação simples, rápida e económica.
Criar divisórias com pladur
O pladur permite criar várias divisórias. Pode construir paredes clássicas de gesso (do chão ao teto) ou paredes de meia altura.
Este material pode também ser aproveitado para emoldurar portas e janelas de ferro e vidro, ou reforçar paredes onde planeie pendurar objetos pesados.
Melhorar o isolamento térmico
Para melhorar o isolamento térmico ou acústico do espaço, revista as paredes com placas de gesso cartonado.
Esta é uma solução simples e limpa, ideal para casas antigas ou obras realizadas em más condições no momento. Assim, se garantir a ausência de fugas e humidade, trocar as janelas e forrar as paredes com placas de gesso cartonado, está a alcançar o conforto ideal.
Construir móveis
Se tem um espaço pequeno, ou se simplesmente pretende aproveitar ao máximo o espaço disponível, uma peça de mobiliário feita à medida é sempre uma ótima solução. Porém, nem sempre a mais barata. Mas, com o pladur é diferente, as possibilidades são inúmeras:
- Cabeceiras, com a luz integrada e até nichos abertos;
- Estantes de chão ao teto;
- Móveis sob as escadas;
- Cómodas;
- Roupeiros;
- Armários;
- Painéis de madeira;
- Até uma lareira.
Pinte ou forre o pladur
O pladur pode ser pintado, ladrilhado ou forrado com papel de parede, da mesma forma que é possível numa parede convencional.
Assim, quando instalar o painel, pode escolher pintar com a tinta da sua escolha, ou revesti-lo com azulejos, papel de parede, estuque, tijolos ou pedra de fachada.
Mas lembre-se, quando pendurar quadros ou móveis necessitará de berbequins especiais, ou outros materiais especificamente concebidos para paredes de gesso cartonado.