As necessidades de isolamento acústico variam em função da localização do edifício ou habitação. O ruído pode ser um incómodo e pode, até, prejudicar a saúde das pessoas que vivem dentro da habitação.
O isolamento acústico, para além de outras vantagens, reduz o nível sonoro e proporciona sensação de conforto.
Isolamento Acústico: Lã de Rocha
Graças à natureza fibrosa e elástica da lã de rocha, enquanto isolamento acústico, o nível sonoro reduz até 60/70 decibéis. Este tipo de material é o único que absorve naturalmente o ruído e, por isso, é o mais usado.
A lã de rocha impede a transmissão de ruídos aéreos que viajam através do espaço e de ruídos provenientes de impactos. Utiliza-se, principalmente, em tetos e paredes.
Outra grande vantagem deste tipo de material é não contribuir para o desenvolvimento e propagação do fogo. É um mineral, não orgânico e não combustível. Resiste, sem derreter, a temperaturas acima de 1000ºC, mantendo o seu desempenho normal mesmo a altas temperaturas.
Algumas vantagens do Isolamento Acústico
Estanqueidade – Retenção de sons, favorecendo a dispersão de ruídos;
Segurança – A maioria dos materiais utilizados no isolamento acústico possuem uma estrutura interna em aço galvanizado, o que dificulta arrombamentos;
Estética – Este tipo de material possibilita um acabamento final perfeito em termos estéticos;
Durabilidade – A durabilidade é uma das melhores características deste tipo de isolamento, podendo durar até os 50 anos. Este material é também resistente a pragas e fungos, possuindo resistência à corrosão;
Custo Reduzido – Este produto para além de ser económico em termos de preço, não necessita de manutenção;
Ecológico – 100 % reciclável;